VKS desdobra Su-35S na Síria

Por: César A. Ferreira

Dentre todas as notícias que versam sobre a guerra na Síria, ou do Oriente Médio em si, aquela de maior destaque, sem dúvida alguma, é a que noticia o desdobramento de elementos de caças Su-35S da VKS em direção à Latakia.  Dois elementos (quatro caças) com os designativos Vermelho 03, Vermelho 04, Vermelho 05 e Vermelho 06 (aviões da VKS possuem marcações de dois dígitos no nariz), tiveram suas fotos divulgadas enquanto realizavam voo de translado para a base aérea de Hemeimeem. Não foram vistos armas nos cabides, mas a presença dos pods nas pontas das asas, contendo o sistema de contra medidas eletrônicas (abreviatura em inglês: ECM) L175M1035S “Khibiny-M”, foi constatada pelas imagens.

Dado que não houve observação direta das armas nos cabides, pode-se apenas especular; sabe-se com certeza que os mísseis R-73E deverão fazer parte do arsenal, noto cante ao combate WVR (ao alcance visual), estando o combate BVR em aberto. Apontar a presença do R-37 no cenário sírio não seria um exagero, visto que a integração deste míssil ao Su-35S foi anunciada. O que é evidente, e nisto não há especulação, é o reforço do contingente aéreo na Síria, com aeronaves AEW, e agora com um interceptador com plena capacidade BVR, em meio as novas acusações turcas de invasão do seu espaço aéreo. Visto que o episódio que resultou no abate do Su-24M2 aconteceu em função de uma violação do espaço aéreo turco, hoje sabidamente falsa, entendem os russos, que haja interesse dos prepostos da OTAN em realizar novamente um raid contra as suas aeronaves.

Ao leitor que estiver curioso em relação às capacidades do Su-35S, convido-o a visitar a página Su-35: a grande águia russa.

Abaixo outras imagens dos caças da VKS (Scalemodels.ru, via Defense Blog):

0000-SU-35S-Siria02
SU-35S “Red 02” durante voo de translado para Síria. Imagem: Scalemodel.ru/Defense Blog.
0000-SU-35S-Siria03
Su-35S, designativo “Red 05”, visto da vigia do Tu-154 que o acompanhava. Imagem: Scalemodel.ru/Defense Blog.
Anúncios

2 comentários sobre “VKS desdobra Su-35S na Síria

  1. Um movimento quase que natural, diante dos últimos acontecimentos.
    .
    Se chamado à ação, certamente provará o seu valor, mas, espero não ser necessário, seria de fato, uma perigosa escalada neste conflito já tão delicado.
    .
    Saudações,
    .
    konner

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s