Beringov Proliv, vaso quebra – gelo da classe MPSV 06

Por: César A. Ferreira

Em um momento de tensões, onde a Europa acompanha a sanha de Washington em hostilizar a Rússia, deu-se, para o espanto de alguns e riso sardônicos de outros, o hastear do pavilhão eslavo no Quebra – Gelos Beringov Proliv, navio da classe MPSV06, construído na Alemanha pelo Nordic Yards Wismar GmbH (Estaleiro Nordic).  Estes quebra –  gelos fazem parte de um programa extenso da federação russa em equipar-se com uma frota renovada deste tipo de vaso, em vista das obrigações russas no tocante ao Ártico, que não são poucas.

O navio quebra-gelos Beringov Proliv (Estreito de Bering) é o segundo da classe MPSV06, e foi encomendado a um estaleiro estrangeiro, Estaleiro Nordic, no caso sediado na Alemanha, Wismar, algo que em virtude do estado de tensão política entre os membros da Europa Unida e a Rússia possui um significado tremendo. Talvez por isso, quando do hasteamento do pavilhão nacional (18.12.2015), contou-se com comitiva governamental de peso, esta composta pelo  Vice-Presidente do Governo da Federação da Rússia, Arkadiy Dvorkovich, do Governador das Ilhas Sakhalinas, Oleg Kozhemuako, do Ministro dos Transportes da Federação Russa, Maksim Sokolov, e do Deputado Victor Olersky. Nesta cerimônia houve a leitura de um cabograma do Presidente Wladimir Putin, onde este enfatizou que a construção, em tempo record desta unidade, em conjunto com uma terceira, Murman, representa um exemplo notável de cooperação entre fornecedores russos dos equipamentos elétricos, de resgate e navegação, com os estaleiros germânicos, contribuindo desta maneira para o reforço mútuo das relações entre empresas de ambos os países. e

A entrega oficial da embarcação ao cliente, Federação Russa, deu-se diretamente ao Ministério dos Transportes da Federação Russa, e não ao Ministério da Defesa, por ser tratar de um navio multipropósito, com função primária de salvamento/resgate. O primeiro navio da série, Spasatel Petr Gruzinski (Guarda Marinha Pedro Gruzinski),  foi construído na planta de estaleiros Amur, em Komsomolsk-on-Amur, Rússia; a terceira e a quarta embarcação desta classe ficaram a cargo Nordic Yards.

02-7
Quebra-gelo com funções de salvamento e resgate, esta é a característica dos vasos da classe MPSV 06, da qual faz parte o Beringov Proliv. Observar os guindastes e o formato da popa. Foto: internet.

Dentre as características de classe está o nível de rompimento de gelo (classe 6), banquisas de até 1,5 metros, a disponibilidade de grandes guindastes, uma plataforma para helicópteros à vante do passadiço e uma câmara de descompressão para mergulhadores (mergulhos profundos, 300 metros). O navio dispõe, igualmente, da capacidade de operar sobmarinos remotos. Manobrável, conta com sistema bow thruster (duas hélices na proa) e eixos de propulsão azimutal. A embarcação é preparada para dar combate à incêndios, assistência médica (instalações hospitalares capazes de realizar cirurgias de emergência e reanimação), identificação e retirada de camada superficial de óleo no mar, busca e salvamento, além do reboque de embarcações, mesmo em condições adversas de mar. As atribuições destas embarcações estão listadas da seguinte maneira:

Operações de busca e salvamento; Apoio técnico em região de navegação perigosa (aúxílio à navegação em áreas de gelo); Auxílio às atividades marinhas de extração de Petróleo e Gás; Prestação de socorro médico em áreas sinistradas; Evacuação de áreas de risco (ilhas e embarcações abandonas e à deriva) e abrigo de náufragos resgatados; Reboque de embarcações, salvamento de náufragos, seres e objetos, no mar e/ou em banquisas de gelo; Salvamento de embarcações independente das condições de mar; Abertura de canais trafegáveis em portos congelados, quando das banquisas com espessuras de até 1,5 metros; Assistência em operações de mergulho, 60, 120 e 300 metros (dependendo dos equipamentos embarcados a bordo); Serviços técnicos subaquáticos; Limpeza de cascos; Levantamento de sub-solo marinho, observação direta e resgate de equipamentos até à profundidade de 3.000 metros; Combate ao fogo em embarcações e ao óleo em combustão na superfície.

Ao custo de 75.000.000 €, por unidade, os vasos de resgate da classe MPSV 06 deverão compor uma parte importante do dispositivo de segurança à navegação da Rota Norte. Esta rota, que encurta consideravelmente o tempo de transporte de cargas marítimas de centros exportadores asiáticos, China, Japão e Coréia do Sul, em direção aos mercados europeus, ganha ano, após ano, maior frequência de embarcações e como consequência óbvia um trafego marítimo mais intenso; como exemplo da importância desta denominada Rota Norte, temos a distância havida entre o porto russo de Murmansk, do seu equivalente japonês em Yokohama, através do Canal de Suez: 12.000 milhas náuticas, ou pouco mais de 22 mil quilômetros, aproximadamente. Este mesmo percurso, junto à Rota Norte resulta em 5.700 milhas náuticas, ou cerca de 10,5 mil quilômetros. O Beringov Proliv deverá ser designado para guarnecer o tráfego naval das Ilhas Sakhalinas e do extremo oriente.

Características gerais da classe MPSV 06:

Deslocamento: 5.217 tons.

Comprimento: 86 metros.

Boca: 19,1 metros.

Calado: 8,5 metros.

Espessura máxima de banquisas de gelo: 1,5 metros.

Propulsão: Diesel elétrica, acionada por dois eixos azimutais (2×3.500 kW).

Propusão auxiliar: Bow thruster (2x 1.4 MW).

Velocidade máxima: 15 nós.

Velocidade de cruzeiro: 11 nós.

Capacidade volumétrica de carga: 800 metros cúbicos.

Tripulação: 26 oficiais e marinheiros.

Técnicos e especialistas: 12.

Médicos: 2.

Sinistrados: 95 (náufragos, sobreviventes).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s